Artigos e Novidades


Terapia Online é eficaz?
Terapia na Web - 22/02/2019


Sempre nos chegam com essa dúvida antes de iniciarmos o Processo Psicoterápico Online, e é exatamente por isso que nos colocamos a disposição para conversarmos pelo WhatsApp pessoal ou Inbox no nosso Instagram Profissional (@aterapianaweb). É normal as pessoas terem insegurança de realizar terapia, pois: é um serviço caro; muitas vezes a pessoa não tem ideia de como ele funciona e ao mesmo tempo questiona-se da sua eficácia; não é um bem material que eu compro e passo a ter, é algo que se precisa dedicar diariamente para conseguir os benefícios de uma terapia; etc...;

Ou seja, ir a(o) psicóloga(o) é diferente de ir a uma loja de brinquedos ou ao médico. Eu não posso comprar “a felicidade” em uma gôndola e nem tomar ela em “remédios”. Fazer terapia envolve comprometimento consigo mesmo e com a dupla terapêutica. Dentro de um processo psicoterápico, passamos tarefas a serem executadas durante a semana, as quais eu poderia usar a analogia dos medicamentos que o médico prescreve. Se você não toma o medicamento, tenderá a ficar com a doença; se não realiza as tarefas, tenderá a ficar no mesmo estado emocional. Mas é mais fácil tomar medicamentos do que realizar tarefas, e por isso que psicoterapia não é algo tão simples.

Além dessa questão, tem o compromisso semanal de ir ao psicólogo, o que muitas vezes pode ser um impedimento para a pessoa cuidar de si mesmo. Tem o ditado “não existe falta de tempo, existe falta de interesse”, e isso pode ser aplicado inclusive para a psicoterapia, PORÉM nós compreendemos que tem pessoas das quais realmente não conseguem encaixar um horário com o profissional, seja por: não poder receber uma dispensa em seu trabalho; o tempo de locomoção até a clínica é grande; o orçamento já é apertado e a locomoção termina de impedir; a pessoa tem poucos meios de deslocamento, sobrando apenas o andar, e o horário que consegue é apenas a noite, e isso torna perigoso; etc... Já pegamos vários exemplos desse tipo, dos quais as pessoas não conseguiam fazer terapia e encontraram na Terapia Online essa solução.

Pensando exatamente no fato dela facilitar o acesso, podemos dizer que ela torna-se mais eficaz, pois ela possibilita o que antes era inviável ser feito, já que temos horários de atendimento variados, além de diminuir o custo pela locomoção. O primordial da terapia é o vínculo entre paciente e terapeuta, e o mesmo pode ser estabelecido através de uma videoconferência. Portanto, a Terapia Online teria até uma eficácia maior olhando pela ótica da facilidade que ela possibilita em relação ao processo.

O que pode dificultar ou tirar a eficácia da Terapia Online seria o fato da não adaptação do sujeito para esse tipo de terapia. Outro quesito seria o atendimento de crianças. Esse nós realmente não indicamos a Psicoterapia Online, pois dependendo da idade é necessário usar do lúdico, e através da videochamada fica quase que impossível. Outro caso a evitar a Terapia Online é para pacientes mais comprometidos mentalmente, ou seja, que tem quadros psicóticos. Nesses casos, nem a terapia convencional é tão indicado, passa a ser mais interessante um acompanhamento diário do sujeito, através da assistência em CAPS, da qual o sujeito participa de atividades em grupo, reintegrando ao seu vínculo social.

Então, pra quem é a Terapia Online? Seria para as pessoas que: tem tranquilidade em conversar por videochamada; tem dificuldade para encaixar horário de atendimento com Psicólogo; está com o orçamento apertado (tendo em vista que nosso preço tende a ser mais barato que os presenciais – dependendo de região); muita ansiedade só de pensar em ir até o consultório; para quem quer conhecer o psicólogo antes de começar uma terapia (nós da Terapia na Web, como dito anteriormente, sempre nos disponibilizamos para vocês nos conhecerem, através de vídeos no YouTube, WhatsApp e Instagram); dificuldade com a locomoção; para quem tem um espaço reservado onde consegue falar tranquilamente com o(a) Psicólogo(a) durante a sessão; etc...

Caso queira conhecer um pouco mais da gente, fica novamente o convite, mande um Whats!! Até breve.


Henrique: +55 44 99924-4408
                 Leonardo: +55 44 99104-3500
                 Victória: +55 44 99834-5349

Confira Outros Artigos e Novidades


EMDR em Maringá e Online
Terapia na Web - 07/11/2018


EMDR: entenda como é essa abordagem terapêutica.

ver mais

Hipnose em Maringá e Online - Entenda como funciona a Hipnoterapia
Terapia na Web - 05/11/2018


Hipnoterapia: uma breve explanação sobre

ver mais

PSICOLOGIA DO ESPORTE
Terapia na Web - 21/05/2018


Entenda um pouco mais sobre a Psicologia do Esporte e como ela pode te ajudar nos seus exercícios e hábitos de vida

ver mais

A Hipocrisia da Paz
Terapia na Web - 21/05/2018


Entenda um pouco mais sobre a agressividade nos jogos de futebol

ver mais

Treinamentos de Habilidades Psicológicas
Terapia na Web - 21/05/2018


Saiba como o Treinamento de Habilidades Psicológicas podem te ajudar a aumentar seu rendimento em relação a Ativação e Ansiedade.

ver mais